Coreia do Norte: imagens de chimpanzé fumante geram preocupação pelo mundo

Recentemente, o governo norte-coreano reinaugurou um zoológico em Pyongyang, a capital do país, com o objetivo de oferecer mais áreas de lazer para a população. Aliás, segundo os rumores, Kim Jong-um, o ditador da Coreia do Norte, não economizou na reforma não, e encheu o local com animais de várias partes do mundo, como camelos, primatas, elefantes, girafas, pinguins etc.

No entanto, de acordo com o The Guardian, quem está se transformando rapidamente na estrela do zoológico é a chimpanzé Dallae — ou Azaléia em coreano —, de 19 anos de idade. Só que o animal está atraindo multidões ao local diariamente pelos motivos errados. Muito errados!

Tabagista

Começaram a circular pelo mundo fotografias e vídeos mostrando Dallae fumando diante dos visitantes — que, aparentemente, acham tudo muito engraçado. Para piorar, segundo o The Guardian, o treinador da chimpanzé pode ser ouvido incentivando o animal a continuar com a atividade, além de estimular a macaca a fazer outras “graças” para o público, como tocar o próprio focinho, dançar e a fazer reverência para os visitantes. Assista a seguir:

Mas, voltando ao (mau) hábito, até onde se sabe, Dallae fuma um maço de cigarros ao dia — e aprendeu com o treinador a acendê-los tanto com o uso de isqueiros como com a brasa de outro. Os responsáveis pelo zoológico se defenderam garantindo que a chimpanzé não traga a fumaça, o que, na verdade, não melhora muito a situação envolvendo os cuidados com o primata!

Na verdade, desde que o zoológico entrou em funcionamento, além de a forma como alguns exemplares foram adquiridos ter sido questionada por inúmeros ativistas, várias denúncias foram feitas sobre as condições nas quais muitos animais são mantidos, incluindo algumas sobre maus tratos.

Dallae com seu cigarrinho

Afinal, conforme você viu no vídeo acima, ademais da chimpanzé fumante, o local oferece diversas apresentações com outros bichos, incluindo um macaquinho jogador de basquete e cães capazes de fazer cálculos com um ábaco — o que vem despertando a preocupação da opinião pública internacional.

Fonte: MegaCurioso